Oportunidades na Crise – Pessoas

A divulgação mais recente do IBGE sobre o nível de emprego no Brasil indica aquilo que temos constatado no ambiente empresarial e em nosso convívio diário com pessoas – o desemprego está aumentando e guarda relação com o aprofundamento da crise na economia do país. O Instituto revelou que em Maio desse ano o desemprego chegou a 6,7% mostrando uma evolução, para pior, substancial se compararmos com o mesmo mês do ano passado, cujo índice foi de 4,9%.

A tendência é de aumento do desemprego nos próximos meses, pois boa parte da indústria ainda está cuidadosamente evitando demissões em massa, enquanto no comércio observamos algumas redes varejistas relevantes fechando lojas e, os próprios Shopping Centers mostram espaços vagos. A construção civil está em marcha lenta com a diminuição de novos lançamentos, enquanto o segmento de óleo e gás continua amedrontado com denúncias na Operação Lava Jato cada vez mais comprometedoras.

Não há como esconder que as pessoas, hoje na ativa, estão apreensivas com o futuro e esse clima é nocivo para a saúde; a assiduidade no trabalho o que ao final afeta negativamente a produtividade.

É justamente nesse ambiente de extrema dificuldade que as melhores pessoas se sobressaem nas organizações. Seja uma dessas pessoas diferentes e que vem na crise a oportunidade para evoluir contribuindo positivamente no negócio!!

Em primeiro lugar não se deixe contaminar pelo pessimismo excessivo e atue junto aos seus colegas de trabalho dissipando lamúrias e desalento. Aqui não se trata de ser otimista, mas sim de praticar aquela receita: “dê-me um limão e, eu farei uma limonada”!

Aqui vão algumas “dicas”:

  • Você deve procurar entender os planos que os líderes da organização estão desenhando; as novas metas estabelecidas e faça a sua parte engajando-se de corpo e alma nas iniciativas com execução É hora de fazer a diferença com foco. Foco absoluto!;
  • Na construção de planos de contingência, embora em algumas situações isso tenha natureza confidencial, busque contribuir com ideias antes não imaginadas para mitigar os efeitos negativos na queda das vendas e da produção. Traga suas ideias para o debate com dados e números, pois isso afasta o “achismo” e ajuda na definição de iniciativas com maior chance de sucesso;
  • A iniciativa e a proatividade das pessoas é algo que executivos e donos de negócio normalmente valorizam no profissional. Nos momentos difíceis, como os que hoje enfrentamos, o funcionário que tem esse perfil faz muita diferença! Não se “esconda”!!;
  • O bom profissional deve estar sempre à procura da melhoria contínua em seu posto de trabalho. O que dá para fazer melhor e como isso beneficia minha produtividade? Esse tipo de questionamento ajuda a desempenhar melhor sendo totalmente aplicável nos dias de hoje;
  • Na maioria das organizações esse é o momento de “fazer mais com menos”. Isso pode impactar seu posto de trabalho; suas responsabilidades ou função. Uma situação relativamente comum é a empresa, por exemplo, decidir por consolidar funções e você acaba “herdando” mais trabalho. E daí? Não reclame!! Simplesmente abrace o novo desafio, pois além de contribuir para o resultado do negócio você pode aprender coisas novas e ainda se expor às lideranças;
  • Mantenha-se atualizado com a dinâmica do mercado em que sua empresa atua; leia mais; investigue mais; e se estiver estudando evite interromper a iniciativa;
  • Outro ponto relevante na atual conjuntura é não descuidar-se de sua rede de relacionamentos. Promova encontros; observe o que seus contatos estão fazendo; troque ideias com amigos fora do ambiente de trabalho, mas lógico preserve dados e informações sobre a empresa na qual trabalha;
  • Na vida pessoal talvez seja o momento de “apertar o cinto” diminuindo os gastos através de uma avaliação mais rígida do padrão de vida individual ou familiar.

Em tempos difíceis somos colocados à prova para desempenhar melhor, evitando a vitimização e fazendo a diferença na organização em que trabalhamos.

Busque a oportunidade na crise!

Pense nisso!!

 

Posts Recentes