A motivação das pessoas na organização

O grande avanço nas reflexões sobre a motivação no trabalho surge no meio acadêmico quando Abraham Maslow publica em 1943 os primeiros textos sobre a Teoria da Motivação Humana listando cinco importantes necessidades que dependendo das relevâncias dadas pelo trabalhador e uma vez atendidas assegurariam a “felicidade e realização” no trabalho. Em ordem de prioridade: 1) necessidades fisiológicas; 2) segurança; 3) sociais; 4) autoestima e 5) auto realização.

Até hoje é muito intenso o debate sobre a importância da motivação das pessoas no trabalho e como promovê-la de modo sustentado fazendo diferença para a competitividade do negócio. No fim do dia para aqueles que acreditam serem as pessoas o principal ativo de um empreendimento é vital que as organizações cuidem para a manutenção de um clima organizacional positivo fazendo com que os colaboradores “vistam a camisa”!

A questão não é nada fácil. Não há uma prescrição infalível até porque as pessoas são diferentes, portanto levando em conta a escala de necessidades citadas por Maslow podemos encontrar indivíduos com diferentes expectativas a serem atendidas exigindo uma mistura bem combinada de políticas e iniciativas internas que promovam a motivação nos diversos níveis da hierarquia organizacional.

A seguir seguem alguns tópicos que merecem reflexão e avaliação de como são tratados na empresa para eventual ajuste visando aperfeiçoamento:

  1. Remuneração: Os valores pagos às pessoas estão alinhados com o mercado de trabalho e com a função? Fazem sentido com o segmento em que a empresa atua e seu tamanho? Há uma política de cargos e salários formal e bem entendida por todos?;
  2. Carreira: Existe um plano de carreira? As pessoas entendem o caminho que devem percorrer para o crescimento no trabalho? Há de fato oportunidade para promoções, ou seja, o negócio está progredindo e crescendo a ponto de gerar oportunidades internas aos mais preparados?;
  3. Reconhecimento: As pessoas são reconhecidas pelos resultados entregues e metas alcançadas ou superadas? Há algum programa formal para premiação por contribuição acima do que é esperado pela função?;
  4. Justiça e Respeito: As pessoas são tratadas com respeito? Elas são ouvidas? São promovidos aqueles colaboradores que melhor desempenharam suas funções? Os indivíduos de mau desempenho ou mau comportamento, como são tratados?;
  5. Segurança: São realizados investimentos e tomadas iniciativas para eliminar o risco de acidentes no ambiente de trabalho? As pessoas sabem o que delas é esperado nessa questão?;
  6. Capacitação: A empresa investe nas pessoas desenhando e executando Planos de capacitação consistentes preparando o empregado não só profissionalmente, mas também como cidadão?;
  7. Gestão de Mudanças: A mudança traz insegurança às pessoas de modo geral, porém não há como ignorar que estará mais e mais presente. Aqui a questão é: Como se dá a promoção da mudança? Como preparamos as pessoas para a mudança?; Que cuidados são tomados para o devido engajamento das pessoas?
  8. Participação: Como se dá a comunicação? A empresa promove e valoriza trabalhos em grupo? Existe canal para denúncia de comportamento que fira a missão e valores da empresa?;
  9. Infraestrutura: As pessoas dispõem das ferramentas de apoio e instalações adequados para o cumprimento das funções? Aqui cabem também processos robustos e recursos de TI, por exemplo;
  10. Avaliação e feedback: Há um mecanismo formal para avaliação de pessoas?; As metas são claramente estabelecidas entre líder e liderado?; As sessões de feedback de fato promovem um relacionamento franco e positivo para a pessoa e o negócio?

A motivação das pessoas em um empreendimento deve ser prioridade na agenda da Liderança e para melhor entender o que se passa muitas empresas promovem regularmente a tal de “pesquisa de clima”. É um excelente instrumento não só para a visão pontual de um momento como também atende ao objetivo de estabelecer ações claras de aperfeiçoamento das práticas de gestão; de políticas e procedimentos e ainda de investimentos nas pessoas.

A transformação cultural das sociedades; a velocidade das mudanças na comunicação – internet e redes sociais; as novas gerações e a dinâmica dos mercados exigem já faz algum tempo um olhar estratégico nas pessoas cuidando de sua motivação.

 

 

 

 

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