Muitos empreendimentos não evoluem ou até sucumbem quando há ausência de ferramentas de Marketing importantes na construção da estratégia.
Não estou falando aqui de propaganda e promoção embora esses pontos tenham sua relevância em qualquer negócio. Também não se restringe ao correto produto ou serviço oferecido ao mercado e sua distribuição. Nem tampouco o preço sozinho é capaz de trazer o sucesso para o negócio. O conceito dos 4 p´s do Marketing que englobam os pontos mencionados acima foi desenvolvido nos anos 1960 e até hoje tem sua aplicação nas empresas e constitui uma boa base para a empresa construir sua estratégia. É preciso, no entanto em minha opinião discutir outras questões igualmente relevantes do marketing estratégico.
A primeira pergunta que faço é se os gestores da empresa só olham para o próprio umbigo quando discutem o destino dos negócios ou se olham para fora e observam os seguintes pontos:
.Concorrência – Será que conhecemos suficientemente nossos concorrentes? Qual é o modelo de negócio que adotam? Qual é a estrutura organizacional que têm? Qual é sua participação no mercado (market share)? Como estão orientando os investimentos em fábrica, distribuição e desenvolvimento de produto? Além de procurar responder a essas questões é recomendável utilizar a ferramenta de SWOT identificando as fortalezas; pontos fracos; ameaças e oportunidades comparativamente entre a empresa e sua concorrência.
.Segmentação de mercado – Afinal quais são os segmentos e em quais deles temos competência para jogar o jogo e ganhar? Sugiro estudar profundamente o mercado identificando suas características para alinhamento e adaptação da proposta de valor a ser ofertada (produto; preço; canal de distribuição).
.Cliente – Quem é ele? Como ganha dinheiro? Como posso ajuda-lo a ser bem sucedido no mercado provocando o aumento de suas vendas e lucratividade? Como o cliente de nosso cliente ganha dinheiro? É preciso ouvir a voz do Cliente, mas isso não se faz com uma mera pesquisa obtendo respostas a um questionário! É na verdade preciso avaliar com profundidade o perfil do Cliente e isso exige inclusive visitas específicas para observar os detalhes de seu negócio e pessoas.
Tudo isso compõe o que as empresas hoje bem sucedidas fazem sob o guarda-chuva do “Market intelligence” ou inteligência de mercado. É preciso olhar para fora e desenhar uma estratégia coerente com o ambiente de negócio a fim de se alcançar pleno sucesso no empreendimento.