A integridade das pessoas nas empresas

Acredito ser bastante oportuno falar sobre a importância do comportamento das pessoas nas organizações num momento em que somos diariamente bombardeados pelas revelações dos desvios de dinheiro e de conduta dos investigados na Operação Lava Jato. Ali estão sob suspeita não só políticos como também executivos de companhias privadas e ex-funcionários da mais relevante empresa nacional – a Petrobrás.

As firmas de modo geral têm a preocupação de contratar e manter em seu quadro de pessoas os melhores profissionais seja do ponto de vista da formação técnica assim como comportamental, pois a combinação desses atributos faz de fato diferença no desempenho do negócio auxiliando a execução eficaz da estratégia gerando crescimento e lucratividade.

O sucesso do negócio depende então da qualificação do seu grupo de profissionais e do “modo de ser” destes no dia a dia quanto a aspectos ligados à ética; integridade; transparência; companheirismo e dedicação.

Integridade significa guiar suas ações com lisura e disciplina obedecendo aos processos existentes e em aderência aos valores e ao código de conduta da empresa além de não compactuar com qualquer desvio de comportamento que possa causar prejuízo às ditas partes interessadas: acionista; cliente; fornecedor; empregado; governo e comunidade.

As áreas de Recursos Humanos das organizações têm papel relevante no reforço da mensagem do comportamento ético e íntegro a todos os funcionários. Isso deve ser feito regularmente e de modo planejado. Por outro lado cabe ao líder “liderar pelo exemplo” significando agir com absoluta integridade. Adicionalmente o líder pode e deve atuar junto às suas pessoas observando atitudes e ações e sempre que necessário orientando-as. Às vezes uma medida disciplinar contra algum funcionário que apresentou comportamento inadequado precisa ser tomada e nesse caso não pode haver dúvida ou titubeio em sua execução.

Muitas empresas dispõem de mecanismos de “denúncia” interna para desvios de comportamento. Esse canal de comunicação é extremamente importante não só para esclarecer dúvidas com investigações sobre o caso relatado como permite inibir má conduta e/ou ainda punir eventual deslize.

O outro lado do tema da integridade é a importância para a motivação das pessoas quando estas se sentem pertencentes a uma companhia cuja reputação no mercado é indiscutível e no seu ambiente interno existe absoluta confiança no comportamento de seu quadro de dirigentes. Sendo esse o caso pode ter certeza que o funcionário estará confortável em convidar um amigo para lá trabalhar. Você não faria isso?

É fato que as empresas só têm a ganhar ao compor um quadro de pessoas que zelam pela integridade e ética. Faz bem!

E você pode perguntar: e se na empresa em que trabalho eu observo falta de integridade das pessoas ou desvio de comportamento de algum de seus líderes? O que faço?

Você pode denunciar mesmo que não haja um canal formal para tanto, ou se percebe que em nada vai resultar a melhor decisão é procurar outro ambiente para exercer sua profissão. Não há como negociar integridade!

 

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