Os gestores têm sua tarefa facilitada quando bons ventos sopram na atividade econômica de modo geral. Essa não é, no entanto, a conjuntura brasileira no ano de 2014 e a grande maioria dos especialistas imaginam que o próximo ano será destinado a correções de rumo que estão sendo adiadas devido ao momento das eleições. Tais ajustes terão impacto no ritmo do crescimento também em 2015. Esse cenário exige maior esforço para manter os negócios competitivos e ganhando dinheiro.
Embora não seja correto afirmar que tudo vai mal, pois há setores desempenhando melhor que outros enquanto certas regiões do país crescem mais, o fato é que dados mais recentes indicam o PIB brasileiro crescendo entre 0.5% e 1,0% em 2014 e para o ano que vem não dá ainda para apostar em crescimento superior a 1,5% ou 2,0%.
De um lado há o desafio de expansão do mercado e de outro a ameaça de novos concorrentes inclusive de itens importados seriamente afetando o prognóstico para os negócios de empresas brasileiras. Como preparar minha empresa para mitigar efeitos negativos sobre a rentabilidade do empreendimento e ao mesmo tempo criar um ambiente favorável para crescer? Esse deve ser o foco do empresário brasileiro.
Não dá para ficar só lamentando afinal os desafios estão aí. Há sim necessidade de buscar alternativas e maneiras para enfrentar tudo isso. É bom lembrar que no caso do segmento automotivo, por exemplo, números da frota existente indicam que houve um crescimento médio anual entre 2010 e 2013 de 7.1% no segmento de automóveis (hoje são mais de 32 milhões de veículos); 10,3% de aumento na frota de comerciais leves e os itens importados já se aproximam de 6 milhões de veículos com um crescimento médio/ano de 15,6% desde 2010 até 2013.
Então mercado existe! O que o empresário precisa é avançar na gestão definindo estratégias vencedoras; buscar o engajamento de suas pessoas para a boa execução e monitorar constantemente o progresso. Em algumas situações vale também inovar na gestão buscando novas maneiras de fazer as coisas.
Nos próximos posts, vou detalhar o que penso sobre temas que vão de gestão do capital de giro, por exemplo, às questões de logística e distribuição; estratégia de marketing e preços; excelência de manufatura; fortalecimento da cadeia de fornecedores; gestão de pessoas; transparência e ética nos negócios e visão de longo prazo.
Até lá!